Apresentação


Teoria do ser e da verdade e o seu estudo
1961, Guimarães editores • 2011, Imprensa Nacional Casa da Moeda
Uma das mais importantes obras filosóficas do pensamento português contemporâneo, não apenas pela dimensão incomum do seu cumprimento teorético — critério bastante para a valorar de igual modo no horizonte do pensamento europeu — é a Teoria do ser e da verdade, igualmente, uma das propostas filosóficas mais hermeneuticamente exigentes. A profundidade e densidade da sua teorese, a depuração formal e estilística elíptica daquela resultante, tornaram-na também, por vezes, desencorajadora para potenciais leitores, e por isso, mas ainda pelo longo período em que a sua edição esteve esgotada e indisponível, não tem tido a atenção de que necessita. Tal conjunto de razões coloca-a, hoje, entre aquelas obras que, tão mais convocam o esforço crítico e hermenêutico, como necessitam que este se potencie, por um alargamento a seus novos, ou já iniciados, estudiosos e comentadores. 
É assim que, respondendo a esta dupla convocação, se propõe a demora convivente e reflexiva de um Curso de Leitura e Comentário, só talvez ele capaz de, a tempo, atender ao movimento mínimo — nem por isso simples — do que só furtando-se se manifesta; ele capaz de introduzir à Obra, como um trazer a dentro. 
As 21 horas do Curso serão distribuídas por sete sessões, cada uma conduzida por um diferente investigador do pensamento português. Com uma sessão inicial a cargo do editor das Obras Completas de José Marinho, e Professor da Universidade de Évora, Jorge Croce Rivera, o qual fará uma introdução à Obra, édita e inédita, de José Marinho, e uma penúltima sessão dedicada à morfologia literária da Teoria do ser e da verdade, nas restantes sessões far-se-á uma leitura integral e comentário, cada uma dedicada a três capítulos da obra. 

Sem comentários:

Enviar um comentário